14 de julho de 2012

Muito cedo para excessos!

Eu sabia que tava precoce demais, algumas regalias e folgas que andei me dando...eu sabia!
Hoje é dia de pesagem, e adivinhem:  não perdi 1 grama sequer! Fiquei com a mesma beleza de peso que o sábado passado. "Mas vou contar uma coisa patu" (como diz a Penha), estou radianteeeeeeee! Óbvio que eu queria perder 2kg, no mínimo, como me propus, né? Crarisssss! Mas vou me explicar.
Estou radiante pelo fato de saber precisamente por quais motivos a balança não mostrou o que eu quis. Isso, pra mim, é uma conquista muito grande, porque quando a gente passa por algumas turbulências emocionais, a principal sequela é não discernir as sensações, é não saber "dar nome aos bois" e perceber o que ocorreu. Foi por não entender meu coração e mente que cheguei à compulsão alimentar, sabiam? Misturei tudo, embolei e fui só comendo sem parar pra pensar e me cuidar.
Sei perfeitamente que:
- comer 1 pão inteiro pela manhã não seria o ideal (eu me satisfaço com apenas metade do integral);
- tomar café com leite na ceia porque fico fissurada na TPM, tem mais calorias do que preciso antes de dormir;
- comer sobá 2 sextas seguidas porque me convidaram não é necessário;
- comer uma porção de carne maior que preciso também prejudica meu equilíbrio;
- deixar de caminhar 2x por semana, se deixei por um motivo contornável, irá diminuir meu desempenho;
- comer muito sal e condimentos retém mais líquido;
- comer 2 bombons de chocolate branco no meio da tarde, por conta de uma TPM, não é justificável;
- o inchaço da TPM contribui em muito na minha pesagem;
- etc.

Então, bonecas, minha alegria consiste em saber dessas coisas, em poder separá-las e citá-las aqui, porque assim, e só assim, posso corrigí-las. Sei qual foi cada excesso alimentar dessa semana, e cada contribuição natural (hormonal) para estagnar nesse peso. Não seria mesmo justo perder peso diante dos excessos que cometi, e vou dizer uma coisa: se a balança não acusasse, eu não faria essa análise, iria levando. Não seria justo até com vocês que seguem à risca a RA. 

Então, não estou triste, não mesmo. Sei o que passei emocionalmente há um ano, e sei que eu jamais consegui ter esse discernimento dos meus problemas emocionais e como eles afetavam minha vida e minha saúde. Nessa época, eu me desiludiria, comeria feito uma leitoa, não analisaria e pesaria cada atitude...aliás, eu nem estava controlando minha alimentação, tentando emagrecer e ponderando meus erros e desequilíbrios.

Essa é uma nova semana. Nela vou corrigir meus erros e excessos, porque, sem a menor dúvida, meu objetivo de perder peso é muito maior que qualquer prazer em comer desequilibradamente, seja o que for e sob que circunstância for.

Ah, eu adotei a Pedrita... :D Será o sexto membro canino da família. Ela é muito especial, sofreu muito pra se adaptar comigo, ainda tem sérias sequelas da rua, e sei que com um novo dono ela sofrerá tudo de novo, e se ele não tiver a paciência que eu tive, ela ficará muito marcada. Em minha casa ela é feliz, saltitante, sorridente. Me ama já, é fiel a mim e me agradece o tempo inteiro...Quis poupá-la desse processo desgastante mais uma vez. Agora a Pedrita é minha filha!!!



3 comentários:

  1. Que bom!!!!!
    Fez muito bem Cris! Ela te dará muitas alegrias.
    Você é uma pessoa muito especial, muito!
    Sobre o peso, querida isso acontece. Infelizmente acontece.
    Eu já cheguei aos 52kg e recuperei 8kg em um mês voltando a me permitir "apenas algumas exceções".
    Mas você deixou claro que sabe exatamente o que aconteceu, então nessa semana que começa amanhã basta corrigir esses erros e vai ficar tudo bem.
    Combine com você mesma um dia por semana para comer o que gosta. O que altera o nosso peso é a soma das "inocentes" calorias que ingerimos a mais por dia.
    Se for apenas um dia, não tem problema.
    Promete que não vai desanimar? Hein? Hein? rs
    Continue contando comigo sempre viu?
    Se precisar de ajuda lá no FatSecrets é só falar.
    Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cris! Antes de mais nada, paguei R$7,50 no adoçante! Sobre tudo q tu escreveu, acho q tu está no caminho certo, é exatamente esse o objetivo desse processo, aprender a ter consciência de tudo q comemos, do modo como comemos, das pequenas coisas que passariam desapercebidas em outras épocas, meus parabéns por estar conseguindo listar os motivos, pois só assim mesmo pra ser capaz de corrigir! Tenho certeza d q na próxima pesagem tudo será diferente, basta corrigir as pequenas falhas q tu mesma reconheceu! Um grande beijo

    COMEDORA COMPULSIVA ANONIMA
    http://ccabstinente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Cris querida é mesmo assim como falaste acima, agora entendo tão bem depois q comecei a RA e AF q o mais importante que eliminar peso é manter-se saudável e feliz.
    Assim a eliminaçao de peso será consequencia das nossas escolhas saudáveis.Semana q vem vc com estes pensamentos positivos e cheia de incentivo para mudar o q errou, a balança voltará a lhe sorrir*_* Isso acontece com todas nós, tenha certeza, uns dias bons, outros nem tanto assim, afinal passamos muito tempo mimando os maus hábitos alimentares e não creio ser d eum dia pra noite q vamos acertar o passo.
    Obrigada pelo carinho e incentivo em meu blog, e desejo de coração uma semaninha de conquistas para todas nós, pq não é fácil driblar a compulsão e vencer dia a dia...

    ResponderExcluir

Então, o que tem a dizer? Você é bem-vindo sempre!